Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Indicadores apontam continuidade da retomada do crescimento na economia

Dados analisados pela Secretaria de Política Econômica reforçam expectativa de recuperação significativa do PIB no terceiro trimestre

O terceiro trimestre de 2020 registrou a continuidade do processo de retomada do nível de atividade econômica e recuperação do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a análise “Conjuntura Macroeconômica e Arrecadação Bruta de Tributos Federais”, divulgada nesta quarta-feira (21/10), em coletiva virtual, pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Panorama Macroeconômico

“As vendas no varejo prosseguem em alta, destacando-se os segmentos de material de construção, supermercados, móveis e eletrodomésticos”, afirmou o coordenador-geral de Modelos e Projeções Econômico-Fiscais da SPE, Sérgio Gadelha, durante entrevista coletiva virtual realizada hoje.

De acordo com o documento da SPE, a indústria segue como destaque, entre todos os setores de atividade econômica, no processo de recuperação, que tem sido generalizado, “à medida que tanto os bens ligados ao consumo quanto a investimentos continuam crescendo”, disse Sérgio Gadelha.

O desempenho da indústria automobilística, que voltou ao nível de fevereiro – antes da pandemia – aponta para o aumento da produção industrial em setembro.

Os principais indicadores de confiança da economia divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) têm reforçado, segundo a análise da SPE, “a continuidade da retomada da atividade econômica na indústria, no comércio, nos serviços e na construção civil”.

O avanço no setor de serviços ainda é lento, mas consistente, tendo sido demonstrados sinais de uma retomada firme a partir de julho, quando algumas medidas de distanciamento social começaram a ser flexibilizadas.

“Esses dados reforçam a expectativa de significativa recuperação do PIB no terceiro trimestre”, destacou o coordenador-geral.

Indicadores de Alta Frequência

A análise da SPE destaca que, segundo o Relatório Focus, do Banco Central, o mercado espera a contração de 5% do PIB para este ano: As previsões dos analistas de mercado continuam convergindo para a previsão da SPE”.

O desempenho do comércio varejista aponta para a recuperação do consumo das famílias. O documento destaca ainda a retomada das atividades de bares e restaurantes – serviços muito afetados pelas medidas de distanciamento social – e a demanda aquecida por motocicletas como mais um fator que sustenta a alta da produção industrial em setembro.

Sérgio Gadelha reforçou: “Os dados de alta frequência também indicam a continuidade do processo de retomada econômica”.

Arrecadação Federal

Projeções de mercado sobre a arrecadação federal continuam a indicar expectativas de retomada da atividade econômica. A arrecadação bruta total em setembro veio acima do esperado pelo mercado, semelhante a agosto, mas com diferença em menor magnitude, sinalizando convergência das expectativas de mercado sobre a retomada da atividade econômica.

“Ainda se esperam elevados erros de projeção devido à dificuldade de se fazerem projeções em meio a uma pandemia”, alerta o estudo.

No entanto, “o que se verifica objetivamente é que a arrecadação reflete outros indicadores que apontam para uma recuperação econômica”, enfatizou Sérgio Gadelha.