Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Pequenas empresas inovadoras buscam ampliar mercado

Na Apas 2011, maior evento de supermercados do País, estande do Sebrae abre espaço para criadores de produtos diferenciados à procura de oportunidades

Autor: Beth MathiasFonte: Portal Sebrae

 Uma panela de alumínio com pelo menos dez anos de garantia no cabo, um espumante engarrafado em 350 ml e um semi-reboque para motocicletas que transporta até oito caixas grandes. Estas são algumas das novidades no estande do Sebrae na Apas 2011, maior feira do setor supermercadista do País. O evento segue até esta quinta-feira (12), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para Manoel Cardoso, da Real Panelas (DF), a participação na feira ajuda a empresa a prospectar novos negócios e a entrar em contato com representantes no Norte e Sul. “Já conseguimos conversar com muitas pessoas interessadas e logo estaremos com operações nessas regiões. Essa é a oportunidade de sairmos da toca”, brinca. A Real Panela fabrica seus produtos há 17 anos com uma tecnologia que evita acúmulo de sujeira.

Outra empresa que também procura representantes comerciais é a Motopam, de Ariquemes (RO). Fabricante de semi-reboques para motocicletas, vende para o Brasil inteiro, mas quer baixar seu custo de frete. “Precisamos de distribuidores em todas as regiões”, avisa Marcos de Souza, gerente comercial da Motopam. O produto é um dos mais concorridos no estande do Sebrae. Isso porque se destina principalmente aos supermercados que fazem entrega. Mais de 20 unidades já foram vendidas.

O português João Santos, diretor da Rio Sol, de Petrolina (PE), traz à feira o vinho espumante em garrafa de vidro de 350 ml. “Aliamos a tecnologia do vinho à da cerveja. Nosso objetivo é massificar o consumo do espumante. As pessoas gostam de tomar um espumante, mas os bares não querem vender porque precisam de taças e de outros componentes”, explica Santos. A vinícola, localizada no Vale do São Francisco, emprega 150 pessoas e exporta para Estados Unidos, Europa e Canadá. Também recebe turistas de todo o Brasil, que querem conhecer a fabricação e a qualidade dos vinhos.

Oportunidades

O estande do Sebrae abriga 46 empresas de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo apoiadas pelo projeto Comércio Brasil. “Nosso objetivo na feira é aproximar as pequenas empresas do canal supermercadista”, diz Eraldo dos Santos, da área de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae.

O Comércio Brasil integra uma rede interestadual de consultores, chamada Rede de Agentes de Mercado, profissionais credenciados e treinados pelo Sebrae que identificam novas oportunidades de negócio em praticamente todo território brasileiro. O projeto existe em 24 estados e atende 1.787 empresas de 43 segmentos de comércio e serviços, indústria e agronegócios. O Comércio Brasil movimentou em 2010 mais de R$ 50 milhões.