Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Startup curitibana cresce na pandemia auxiliando empresas no enfrentamento da crise

AiTax, depois de nascer como uma solução da ROIT, torna-se marca própria apontando caminhos para uma gestão tributária mais justa e eficiente.

Autor: Liliane ScarattiFonte: engenharia de comunicação

AiTax, depois de nascer como uma solução da ROIT, torna-se marca própria apontando caminhos para uma gestão tributária mais justa e eficiente.

O resgate de valores de impostos pagos indevidamente e a migração para um regime tributário mais justo estão entre as alternativas para que as empresas se fortaleçam financeiramente e enfrentem a crise econômica. Foi justamente apresentando saídas neste sentido que a AiTax expandiu sua atuação durante a pandemia de Covid-19.

A trajetória da marca demonstra esse crescimento. Conforme explica a CEO da empresa, Caroline Souza, a AiTax surge como denominação de uma das diversas soluções em tecnologia da informação (TI) desenvolvidas pela accountech ROIT – no caso, uma solução em gestão tributária. Desde o ano passado, a AiTax foi constituída como uma consultoria integrante do Grupo ROIT, que tem sede em Curitiba (PR).

O foco é consultoria e planejamento tributário e revisão fiscal. O trabalho é baseado em robotização (robotic process automation) e inteligência artificial – e a tecnologia viabiliza a análise de 1,8 bilhão (isso mesmo, bilhão) de cenários, para que se identifique o mais adequado para cada empresa. Em seguida entra a inteligência humana, com tributaristas e contadores experientes, sublinha Caroline Souza.

“Uma equipe multidisciplinar, a partir das possibilidades apontadas pela tecnologia, levanta cenários, sugere as oportunidades e, conjuntamente com a empresa, opta pelo melhor caminho”, afirma a executiva. Ela ressalta que a consultoria tem no portfólio de clientes organizações dos mais variados portes e atividades econômicas – indústria, agronegócio e serviços – e de várias regiões do país.

SITUAÇÃO FREQUENTE

Para quem acha que a restituição de tributos pagos a mais é possibilidade remota, os números sinalizam o contrário. Segundo Caroline Souza, dados da própria União apontam R$ 1,5 trilhão como o montante provisionado de restituição aos contribuintes. “De cada dez empresas que chegam à AiTax para análise, oito têm tributos a recuperar”, frisa.

Além de toda consultoria, orientação e acompanhamento do processo de restituição de tributos pagos indevidamente, a AiTax realiza trabalho de planejamento tributário, também chamado de otimização fiscal. O primeiro objetivo é encaixar a empresa no regime mais adequado – isto é, naquele que represente o recolhimento de tributos no menor valor, de fato condizente com o perfil da organização e com segurança, com uma readequação tributo a tributo.

“Também identificamos oportunidades de isenções e incentivos fiscais, entre outros benefícios disponíveis”, exemplifica Caroline Souza, que acrescenta: “Reduzir ou recuperar tributos pagos indevidamente significa aumento da competitividade do negócio. Afinal, permite aumentar margens e reduzir preços, e é fundamental para o controle das contas e para uma gestão financeira otimizada.”

PELO SITE

Pelo site da AiTax (www.aitax.com.br) é possível solicitar uma avaliação prévia da situação financeira da empresa, sem compromisso. No campo “descubra as oportunidades tributárias da sua empresa”, é só preencher algumas informações importantes. Tão logo sejam recebidas e previamente averiguadas, a consultoria retorna. Outra forma de contato é pelo telefone: 0800-942-3019.

Caroline Souza, CEO da AiTax.