Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Otimismo no mercado de trabalho sugere melhora nos próximos meses, de acordo com FGV

Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas sobe pela quinta vez e demonstra expectativa de melhora a médio prazo

Autor: Renata RosaFonte: O Autor

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas subiu pela quinta vez ao variar 6,9 pontos, em relação a junho, atingindo 89,1 pontos, o maior nível desde março de 2014 (89,2 pontos). Pela métrica de médias móveis trimestrais, o indicador subiu 4,2 pontos, sinalizando que a tendência de desaceleração no ritmo de queda do total de pessoal ocupado na economia brasileira nos próximos meses

“O IAEmp é construído como uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país”, explica o professor da IBE-FGV e coach, Vagner Sandoval.

Segundo ele, quando o público entrevistado nestas sondagens tem uma percepção positiva quanto ao crescimento do mercado de trabalho que está por vir, o resultado sobe. “Neste levantamento, os entrevistados acreditam que a tendência nos próximos meses é que ritmo de demissões diminua novamente, o que é extremamente positivo pois indica uma perspectiva de recuperação da economia brasileira”, explica.

Na RMC

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) até o fim de junho deste ano 14.613 postos de trabalho foram extintos na RMC (Região Metropolitana de Campinas), 130,34% acima dos 6.344 postos reduzidos no mesmo período de 2015. Em junho, porém, foram fechados 5.383 postos de trabalho, número 21,66% menor do que os 6.811 registrados no ano passado.

Para o consultor de negócios e professor da IBE-FGV, Alcidney Sentallin, a perspectiva é animadora. “A curto prazo o cenário não é muito bom, mas a tendência é de melhoria daqui para frente com essa expectativa de queda no volume de demissões apontada pelo IAEmp”, confirma.